Aceite nosso convite para reduzir a velocidade, sentir e refletir sobre os dilemas e agruras da vida e os sentimentos que nos assolam. Falta de tempo. Solidão. Medo. Incompreensão. Os efeitos colaterais do antídoto para o tédio oferecido pelos apps e conteúdos digitais. O ruído sem fim da vida moderna.
Não vamos fazer diagnósticos nem conversar sobre estes assuntos. Queremos reconhecer a existência dos dilemas que nos afligem, acompanhados por trilhas sonoras inspiradoras. Esta é a proposta do podcast Reflux, com episódios que tem menos de 1 hora de duração e cujo norte são os textos elaborados em colaboração com o ChatGPT a partir de temas sugeridos, escritos no suposto estilo de Franz Kafka. A escolha das músicas, locução e produção não faz uso de Inteligência Artificial.
"Já havia feito alguns exercícios gerando textos desta forma, gostei do resultado e resolvi levar além”, comenta o criador do podcast, que sempre edita os textos para adequar a linguagem e efeito obtidos. "Não é só máquina, não deixa de ser humano, pois a origem não deixa dúvidas. É algo diferente, tem um elemento de colaboração, de co-criação, de acessar um repertório e com base nele, gerar algo novo. Nestes tempos em que ficamos estupefatos com o que já esta sendo feito com a inteligência artificial, acabamos nos perdendo nos medos de substituição e obsolescência e não exploramos o potencial da colaboração,”reforça. “Não é uma questão de produtividade, nem de substituição do humano. É oportuno e divertido experimentar com este tipo de dinâmica, colocando um pouco mais de tempero na discussão sobre os impactos, resultados e ética do uso da inteligência artificial. Por isto resolvi deixar explícito o uso e convidar o ouvinte a vencer seus preconceitos e embarcar nesta aventura dos primórdios da colaboração digital.”
Já as músicas são resultado da colaboração entre amigos de larga data que trabalharam juntos na produção de um programa na década de 1980 na Rádio Ipanema em Porto Alegre. Partem de uma playlist colaborativa na plataforma Spotify e depois selecionam as músicas dividas em blocos de 3, por afinidade. O programa é gravado em casa e mixado no Garageband, aplicativo de edição de áudio da Apple, DIY puro.
Nesta primeira temporada do Reflux serão 8 episódios, os 5 primeiros já estão disponíveis através de radiotarantino.podbean.com ou do app Podbean disponível para iPhone e Android .
O Reflux vai ao ar diariamente, às 22:43.